segunda-feira, dezembro 20, 2004

A Filosofia Construtivista

A filosofia construtivista acredita que os estudantes progridem mais pela sua própria construção dos conhecimentos que necessitam, do que por ter um professor a ditar intermináveis informações. Nesta filosofia, o professor tem um papel muito importante como o facilitador para se adquirir conhecimentos.

Os construtivistas estão mais atentos para capacidades como o pensamento de alta ordem e a solução de problemas. Eles acreditam que as capacidades básicas não podem ser aprendidas em isolamento. Os temas do currículo devem ser integrados da mesma maneira em que eles já estão nos negócios pelo mundo e na administração pública.

As nações bem sucedidas no século XXI serão as que contarão com uma força de trabalho criativa e flexível. Embora haja muito debate sobre como desenvolver esta força de trabalho, há consenso em uma área: a vasta quantidade de informações disponíveis então, imporá maiores habilidades do que a simples memorização pode conseguir. Os estudantes devem aprender a analisar problemas que não tem uma resposta pré-determinada e encontrar soluções criativas. Um espírito inventivo deve ser desenvolvido nos trabalhadores de amanhã. Lá, não se pode ter medo de falhar.

Encorajar o desenvolvimento destes tipos de habilidades fará a diferença entre ser um país que é modestamente sucedido ou um líder mundial.

Por todas estas razões, verdadeiramente estimulantes, o software construtivista, do tipo "ferramenta aberta", é um componente de alto valor dos melhores sistemas de educacionais do futuro.


S/A, (S/D) "Nossa Filosofia - Aprendizado para o Século 21" (Encontrado em Dezembro de 2004 , em http://www.microworlds.com/por/company/philosophy.html)