terça-feira, dezembro 28, 2004

Quem confia nos Blogueiros?

Na "Exame Informática" de Dezembro, John Dvorak assina um texto com o título: "Quem confia nos Blogueiros", dizendo em baixo "A Internet é uma incrível fonte de informação de má qualidade e pouco exacta".

Hum... tinha de ler este artigo!

Dvorak começa por falar em algumas estatísticas feitas nos Estados Unidos da América sobre o número de pessoas que utiliza a Internet nesse país (cerca de 75%), da média de actividade online (cerca de 12,5 horas por semana) e de que, embora a Internet e a Web se estejam a tornar as fontes primárias de informação, a credibilidade do que se encontra online está em queda - "Cresce o número de utilizadores convencidos de que apenas cerca de metade da informação na Internet é correcta e fiável".

De um ponto de vista, esta tendência é positiva, já que "a Internet é uma incrível fonte de informação de má qualidade e pouco exacta" e convém que o público tenha consciência deste problema; por outro lado, "esperemos que a Internet não se deteriore até ao ponto em que as pessoas não acreditem em nada que encontrem nela".

A estatística anuncia também que as pessoas tendem a confiar mais nos fornecedores de Media tradicionais (jornais e revistas) que estão online; ao contrário, os blogueiros e indivíduos que publicam coisas online têm a credibilidade muito baixa. E quem fala de blogues, fala de websites pessoais.

A Internet tem de facto muita informação, que abrange várias áreas do conhecimento, o que nos permite realizar inúmeras pesquisas e obter uma enorme quantidade de informações e conhecimentos.

Nas aulas de Tecnologias já temos discutido este assunto... Concluímos que cabe a cada um de nós, utilizadores, filtrar essa informação de modo a não nos perdermos, e de modo a dar atenção apenas à informação que de facto nos interessa.

Mas lembrem-se... só nos é possível fazê-lo, se tivermos a consciência de que por entre a enorme quantidade, podemos escolher aquilo que tem qualidade.


Fonte: DVORAK, John C. (2004), Quem confia nos "blogueiros", "Exame Informática", nº114, p. 28