quinta-feira, julho 14, 2005

Quarto Semestre de Ciências da Educação


Este quarto semestre foi de facto, extremamente rico em aprendizagens! E o melhor de tudo, é que encontrei a tão desejada transversalidade entre todas as cadeiras.

Correntes de Pedagogia Contemporânea fez-me olhar à História da Pedagogia, compreendendo a forma como esta se tem vindo a desenvolver, desde a Antiguidade até ao Pós-Modernismo, ou seja, da simplicidade a uma complexidade cada vez maior. É nesta complexidade que surge a Escola, e com ela a institucionalização e instrucionalização da Educação, temas tão abordados em Sistemas Escolares e Políticas Educativas. O ensino está de tal modo institucionalizado que já não se consegue pensar Educação sem se pensar em Escola, que entretanto se globalizou e está de tal modo instrucionalizado que muitas vezes se esquecem outras formas de Aprendizagem.

A Educação Tecnológica Precoce é uma dessas outras formas de aprendizagem que potencia a imaginação, a criatividade, a autonomia das crianças, que muitas vezes são esquecidas no Ensino Tradicional. As Tecnologias Educativas deram-nos a conhecer esta nova forma de ensinar conteúdos às crianças e juntamente com os Métodos e Técnicas de Investigação, pudémos compreender até onde poderão ir as crianças, quando integradas num projecto desta envergadura. Os métodos e técnicas permitem-nos avaliar, através de Entrevistas de Grupo ou de Explicitação, de Observações Participantes, de Estudos de Caso, diversas dimensões do comportamento e da cognição.

Mas para ir ao fundo deste tipo de questões, nada melhor do que a Psicologia do Desenvolvimento. Piaget e Vygostky e os seus estádios do desenvolvimento são ajudas preciosas para melhor compreender as crianças e o seu mundo.

E já que existe uma crise significativa na Educação, nada melhor do que falar de Novas Práticas Educativas, práticas que alteram um pouco a nossa visão do ensino e que permitem a abertura de novas portas, de novos caminhos. Um exemplo são as Tutorias, exploradas nas Práticas Educativas e que desenvolvemos no Instituto Superior Técnico ,por forma a combater o Insucesso Académico e as dificuldades de Insersão dos alunos.