terça-feira, novembro 30, 2004

Passo... a passo...

Epá... isto de não ter Internet sempre que me apetece é muito chato. Eu não tenho net na minha casa de Lisboa e agora, ainda por cima, resolveram fechar as salas de Tecnologias; como saímos quase sempre das aulas depois das cinco da tarde, já não pudemos utilizar a sala de computadores e deste modo, é muito difícil podermos aceder à internet sem pagar e sem um tempo limitado.
Eu gosto de fazer os meus posts directamente no Blogger, porque as ideias me vão surgindo espontaneamente e assim não tenho de pensar naquilo que vou fazer ou não; para além disso quando faço no Blogger poss ter apenas segundos depois, a percepção do conteúdo escrito no meu Blog e obviamente, é totalmente diferente a forma de apresentação dos posts no Word comparativamente ao Blogger.
Hum.. parece que está difícil de engrenar. Ainda não consegui arranjar uma forma de "agarrar" este processo de produção para o meu Blog. Tenho de o fazer rapidamente!

sexta-feira, novembro 19, 2004

HiperTexto

Enquanto o texto normal é linear e construído para ser lido do princípio ao fim, o HiperTexto é um texto sem sequência, sem método de organização, concebido para permitir ao leitor o acesso à informação através de um modo que lhe tenha maior significado. Deste modo, o leitor tem um maior controlo do que lê e da sequência da leitura.
O HiperTexto é constituído por "nodes" nós de informação, que se interligam entre si; é também um conjunto de "links" ligações semânticas . A este conjunto de nós e ligações dá-se o nome de rede (web).



Deste modo a estrutura do HiperTexto pode ser muito rica, porque permite a interacção - permite um controlo mais dinâmico da informação e do conhecimento.
Conclui-se então, que todas as páginas da Web são hipertextos que contêm em si o hipertexto. Aliás HTTP quer dizer HyperText Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de HiperTexto.


Aprendizagens

A semana passada estive muito doentinha, quase nem me apetecia sair da caminha e por isso não actualizei o meu blog! Gosto muito de o fazer ao fim de semana, aqui no quentinho e conforto da minha casa, sem os atrofios da net lá da Faculdade. É um dos males de se viver fora... perdem-se certos luxos.
Mas cá estou de volta e cheia de novidades!
Hoje falámos do HiperTexto, do qual eu já tinha umas noções; no 1º. semestre de Tecnologias fiz um resumo de um texto que falava precisamente deste conceito. Sou fascinada por quase tudo aquilo que está ligado às Tecnologias e àquilo que permitem, pelo que não me importo que as aulas sejam um pouco expositivas. É desta forma que aprendemos um pouquinho mais... Falámos também de como fazer citações de recursos electrónicos, assunto que desconhecia totalmente, mas que tenho a perfeita noção de ser indispensável para a realização de futuros trabalhos.
Aprendemos também mais um pouco de linguagem HTML, o que nos fascina a todos. E a mim também! Já lido com a internet à cerca de 7 anos e nunca me tinha de facto apercebido da forma como as páginas se constroém, de como se colocam fotografias e de como se disponibilizam estes conteúdos online.
Sinto-me empolgadíssima com todas estas novas aprendizagens!

domingo, novembro 07, 2004

WebQuest

Muito sucintamente, WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo.

Na aula de 3 de Dezembro, três grupos apresentaram aos colegas da turma uma noção de Webquest.
Aqui estão os trabalhos desenvolvidos pelos três grupos:


O grupo da Ana Carina, Ana Cristina e Ana Onofre apresentou em MindManager;

O grupo da Teresa, Carina e Xana apresentou em PowerPoint;

O grupo da Joana Tomé, Lia e Maria (eu) apresentou em HTML.

Mas, para saber mais sobre esta ferramenta maravilhosa, aqui está um exemplo de um site muito completo, e em Português.

Definir:Informação

A última aula foi extremamente rica em termos de informação. E o que é Informação? É um conjunto de dados que podemos consultar.
O professor disponibilizou no site da cadeira uma macroestrutura sobre a pesquisa de informação na web. Esta informação parece-me pertinente, já que como cada grupo vai ter de falar sobre um tema, poderemos desta forma organizar as pesquisas a fazer na internet e a discernir o que é importante, daquilo que é "lixo". Para além disso descobrimos um método de pesquisa altamente eficaz - Pesquisa Avançada.
Através da Pesquisa Avançada, encontrámos novas páginas bastante interessantes sobre o assunto do nosso trabalho: o webquest.
Descobri também quais os significados de Base de Dados, Lista Hierárquica, Repositório, Enciclopédia - todos eles são formas de organizar a informação - e ainda as diferenças entre Motor de Busca e Directório.

Dialugares


Na cadeira de Práticas Educativas III, estamos a fazer um trabalho em que o objectivo é ir para uma instituição "trabalhar" numa das diversas práticas educativas. A mim, calhou ir para um projecto de nome "Dialugares". O "Dialugares" é um site sobre a cidade de Almada, que permite às pessoas conhecerem mais sobre a cidade, principalmente os lugares ligados à arte e à cultura.
A grande questão que se tenta responder é "Como é que os lugares formam as pessoas?", o que é que as pessoas podem aprender nos e com os lugares? No site, as pessoas podem aprender mais sobre esses lugares, olhá-los de diversos prismas, através do jogo, através da arte, através das outras pessoas.
A minha tarefa consiste em ir para as escolas, divulgar este site que não tem idades e fazer com que todos quantos queiram conhecê-lo, se deixem encantar pelas aprendizagens e pelas interacções que ele permite.
E é óptimo, porque deste modo estou mais uma vez a lidar com as Tecnologias.
Afinal, nunca é demais aprender mais sobre algo que gostamos.

Clique aqui para conhecer o Dialugares

sábado, novembro 06, 2004

HTML

Como gostei imenso da linguagem HTML, pensei em comprar um livro, para ficar mais dentro do assunto. Mas parece que não vale a pena. No site da nossa cadeira, existe na zona de Downloads, um CURSINHO HTML, com tudo o que é necessário saber sobre o assunto.
A aula de 29/10, abriu-me o "apetite" para saber mais. Mas ainda não tive tempo para me debruçar sobre o assunto... tenho uma apresentação de Psicologia do Desenvolvimento no dia 08/11 que tem consumido quase todo o meu tempo livre. Vou ainda hoje pesquisar um pouco mais sobre o assunto e ver se já consigo publicar aqui no Blog, algo com recurso ao HTML.
De qualquer dos modos, este vai ser um assunto importante e fulcral neste Blog, já que é algo de totalmente novo para mim e que pretendo aprofundar.
Ah e já agora... o que quer dizer HTML?
Fácil: HyperText Transfer Protocol - Em Português: Protocolo de troca de dados pela Web
**
Aqui, um link para o fazer o download do -> Cursinho HTML <-

29 de Outubro

Na aula de 29 de Outubro iniciámos, sem querer, o estudo da linguagem HTML. Parece-me muito simples e creio que não vou ter qualquer dificuldade em utilizá-la.
Como havia muitos colegas que não conseguiam aceder ao Blog Comentar Papert, fui encarregada de os convidar, através do meu e-mail, e estive basicamente o resto da aula a tratar deste "assunto".
No final, o professor chamou os grupos um a um, para que combinássemos qual o tema do nosso trabalho, quais os nossos objectivos e a data em que o iremos apresentar à turma. Nós iremos falar sobre o WebQuest.